Skip to main content

Muita gente por aí descredibiliza o processo de coaching ou acha que é a mesma coisa que terapia. Eu mesma, baseada em uma experiência negativa, tive bastante resistência durante um tempo na minha vida.😅

E você? Realmente conhece qual o papel de um(a) coach e como ele(a) pode contribuir com o seu desenvolvimento ou do seu time? Confira aqui na descrição, mais detalhes e comente quais experiências você já teve.

Eu acredito que sair do lugar é mais do que subir degraus, é valorizar suas escolhas e o SEU PROCESSO. Para que você possa alcançar uma vida mais plena, é muito importante que você e suas experiências sejam parte integrante das conversas, afinal, só você sabe pelo que passou, quais são suas dores, desafios e medos. Não existe receita pronta ou um kit de ferramentas de mercado que irão resolver seus desafios de uma hora para a outra, faz parte de um bom processo de coaching, descobrirmos juntos o que funciona para VOCÊ.

Confira os 5 principais mitos sobre o processo de coaching:

1) Qualquer pessoa pode ser coach

É preciso investir em muito estudo e dedicação para poder oferecer uma condução responsável e efetiva. Qualquer pessoa pode ser coach, desde que tenha investido em cursos sérios e busque constantemente se atualizar. É muito importante também ter vivenciado uma experiência pessoal com esse tipo de processo.

Além das minhas formações, todo ano invisto em processos de aprendizagem e reciclagem.

2) Coaching é a mesma coisa que terapia

São coisas diferentes! A terapia é algo duradouro que explora as experiências de vida e trabalha profundamente nos impactos emocionais causados no(a) cliente.

3) O(a) Coach é apenas um(a) conselheiro(a)

O(a) coach não impõe a sua opinião, faz escolhas ou julga as decisões do cliente. Na verdade, é o(a) facilitador(a) para essa resposta. Será aquele “olhar de fora” e por meio do autoconhecimento, irá auxiliar o(a) cliente a se reconectar com a sua essência (com o seu SER), para que ELE/ELA faça as suas escolhas e realize os movimentos necessários para atingir os SEUS objetivos.

4) O(a) coach vai resolver todos os meus problemas

Esse é um dos principais motivos de banalização do coaching (na minha opinião), muitas pessoas que se dizem coaches estão usando de sensacionalismo para divulgarem seus trabalhos e promessas sem fundamento. Dizem que irão resolver todos os problemas das pessoas. Já vi alguns dizerem até que fazem milagres.

Você é o(a) especialista da sua vida, o(a) coach só irá facilitar a jornada para que você encontre os recursos para lidar com as suas questões.

Além disso, vale reforçar que somos seres singulares, isso significa que nem todas as soluções, processos e metodologias irão funcionar igualmente para todos, por isso é tão importante um processo que traga a consciência de quem você é e o que funciona para você.

5) Coaching é só para quem está começando a carreira

O coaching é um processo de autoconhecimento, ou seja, você pode trabalhar todos os aspectos da sua vida. Mesmo que você não esteja com um problema específico que precisa ser resolvido.

Em conjunto, identificamos o que será trabalhado, definimos objetivos e trabalhamos de maneira prática para que você possa atingir o propósito definido no início das sessões – e isso independente do cargo ou momento de carreira.

Você possui alguma outra dúvida ou pré-conceito sobre o processo de coaching? Possui interesse em participar de um processo como esse ou oferecer essa oportunidade de desenvolvimento para o seu time?

Me conte aqui nos comentários!

Leave a Reply