Você sabia que a cultura organizacional pode ser uma poderosa aliada na promoção da saúde mental dos colaboradores?
Embora a conscientização sobre o tema seja fundamental, um foco excessivo nos pensamentos e sentimentos negativos pode, na verdade, aumentar a ansiedade e a depressão no ambiente laboral.
Quer saber mais? Continue a leitura!
De acordo com um relatório da Mind Share Partners e da Qualtrics, os trabalhadores consideram uma cultura organizacional saudável mais benéfica para a saúde mental do que recursos terapêuticos e serviços de autocuidado.
Priorizar a saúde mental, promovendo uma cultura por meio de políticas, práticas e programas que incentivem, valorizem e reconheçam a importância da saúde mental.
Um estudo publicado no Journal of Positive Psychology revelou que realizar atos de gentileza regulares diminui os sintomas de ansiedade e depressão.
Líderes podem inspirar essa cultura fomentando uma cultura de apreciação e reconhecimento. Isso engloba ter políticas, práticas e programas que reflitam esses valores. Políticas de feedback, programas de reconhecimento, de mentoria, programas de serviços comunitários, práticas de gratidão, dentre outras.
Outra prática baseada em evidências é promover o exercício físico entre os colaboradores. Pesquisas demonstram que a atividade física também é uma grande aliada na melhora da saúde mental, aumentando a resiliência e reduzindo o risco de doenças como a depressão.
Empregadores podem incentivar a prática de exercícios incluindo no dia a dia pausas para alongamentos, para levantarem e se movimentarem por alguns minutos.
Tornar o trabalho significativo também é fundamental para a saúde mental no ambiente organizacional. Estudos indicam que indivíduos com um forte senso de propósito na vida têm menor risco de desenvolver doenças mentais e são mais engajados no trabalho.
Fomentar o senso de propósito, enfatizando que o trabalho contribui para um propósito maior ou para realizações de metas significativas.
Também é válido incentivar conexões interpessoais. compartilhamento de valores e objetivos comuns que além de fortalecer os vínculos entre o time, promove uma cultura de apoio e colaboração.
Para construir uma cultura organizacional que verdadeiramente apoie a saúde mental, é essencial não apenas aumentar a conscientização, mas também implementar ações práticas que promovam ativamente o bem-estar dos colaboradores. Isso exige uma abordagem holística e adaptada às necessidades específicas de cada empresa.
Quer saber mais sobre como cuidar da saúde mental? Eu posso te ajudar!
Obrigada e até a próxima!